Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

domingo, 27 de maio de 2012

Dia da Mata Atlântica 27/05



   Hoje, dia 27 de Maio, comemora-se o "dia da Mata Atlântica". A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais ameaçado. Atualmente 70% da população brasileira reside nessa área, o que demonstra o grau de desmatamento do bioma. A Mata Atlântica predomina desde o estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e também países vizinhos como Argentina e Paraguai, atualmente apenas 8 % do total da Mata Atlântica sobrevive.

    Foi a partir da colonização européia, que a Mata Atlântica começou a ser devastada, o Pau-Brasil foi o primeiro produto de exportação nacional, Além da exploração predatória dos recursos florestais, houve também um significativo comércio de exportação de couros e peles de onças antascobras,capivarascotiaslontrasjacarésjaguatiricaspacasveados, e outros animais, de penas e plumas e carapaças de tartarugas.

   A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna e flora.



 
   Mesmo contudo isso a Mata Atlântica continua sobrevivendo e apresentando uma diversidade de vida muito ampla, hoje em diversas partes do país será feito reflorestamento em áreas de desmatamento, palestres e eventos. Você também pode ser um edificador do meio ambiente, este ano o Brasil celebrará dois grande eventos do meio ambiente, a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, popularmente conhecida como Rio +20, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, essas são ótimas oportunidades para todos nós fazermos algo pela Mata Atlântica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário