Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

sábado, 20 de outubro de 2012

COP-11

Terminou ontem em Hyderabad na Indía a XI Conferência das Partes sobre Conservação e diversidade Biológica, popularmente chamada de COP-11. O acordo só saiu no fim da noite desta sexta-feira, já madrugada de sábado na Índia; o acordo irá dobra o financiamento aos países pobres até 2015, para que eles possam reverter a crescente perda da biodiversidade e de recursos naturais.



Segundo o portal G1-Natureza, "o valor teria como base uma média anual dos financiamento no período de entre 2006 e 2010, mas o número exato tomado como base não foi revelado". No documento publicado no encerramento da conferência, governos do mundo expressam preocupações de que a "falta de recursos financeiros suficientes" esteja comprometendo os esforços para conter o declínio das riquezas naturais.
Eles concordaram em dobrar os recursos vinculados às questões de biodiversidade que vão ser destinados a países em desenvolvimento até 2015. O plano exige, no entanto, que 75% dos países receptores reportem seus gastos até o mesmo ano e criem planos nacionais de preservação da biodiversidade.
Segundo a imprensa internacional, os países ricos enfrentam forte pressão das nações em desenvolvimento para que destinem recursos financeiros que permitiriam cumprir os ambiciosos planos fechados na última cúpula, realizada em 2010, no Japão.

Um comentário: