Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Elefantes são condenados a morte!!!

Duas Elefantes são condenadas a morte:

Desde o surgimento dos circos na roma antiga, que várias espécies de animais são usados para o entretenimento da população. Porém, os circos com animais estão diminuindo em número por causa de campanhas contra estes estabelecimentos e o tratamento prestado a estes animais. O debate de se os animais são ou não servos das pessoas para seu entretenimeto é grande, mas inegável é a forma como a maior parte deles sofre em circos espalhados elo mundo afora.


Topsy, em sua apresentação no Luna Park

Geralmente quando um animal de circo fere ou mata uma pessoa ele é condenado a morte, mas em vários países já existem santuários e locais específicos onde esses bichos podem ficar. Isto não era uma realidade no inicío do século XX, quando duas fêmeas de elefantes foram condenadas a morte, após reagirem contra os seus torturadores. A aliá Topsy foi eletrocutada em 1903 e Mary foi enforca em 1916.


A Topsy era uma elefanta do The Forepaugh Circus, tinha 28 anos e fora ate então uma das principais atrações do parque, uma magnífica elefante de três toneladas que fazia o delírios dos visitantes, no entanto, seus violentos arrebates causaram a morte de três pessoas em menos de três anos, o último deles o seu tratador bêbado, que lhe dava cigarros acessos para comer.


Topsy, acorrentada minutos antes da sentença final.

Os proprietários de Luna Park decidiram desfazer-se de Topsy, tentaram cenouras untadas com cianureto, mas não funcionou. Então ocorreu-lhes a ideia de ganhar dinheiro com o assunto e anunciaram que Topsy seria enforcada publicamente por seus crimes. O anúncio trouxe os protestos dos poucos defensores dos animais, que consideraram que pendurar um elefante era desumano, de forma que buscaram outras soluções.
Foi então que surgi a prestigiada figura de Thomas Edison, propondo que utilizassem um sistema que ele e um de seus colaboradores estavam desenvolvendo há alguns anos. A ideia seria colocar Topsy sobre uma plataforma metálica e dispuseram em torno dela todo tipo de eletrodos, na cabeça nos pés. As associações de proteção aos animais consideraram que fritar um elefante era uma forma menos cruel de mata-la.

A notável criatura é fritada pelo experimento elétrico de Thomas Edison

Mais de 1500 pessoas se juntaram em Coney Island, para verem Thomas Edison frita Topsy. A pobre Topsy desabou em questão de segundos. Edison registrou as imagens em uma câmera de sua própria invenção e dedicou-se depois a exibi-las por todo o país com grande sucesso.


Vídeo Feito e publicado por Thomas Edison

Mary sendo enforcada.

Outro caso ocorreu em 1916, o circo Sparts Brother, chegava a cidade de Kingsport, nos UA. Junto com o circo vinha Mary, uma elefante de 30 anos de idade e cerca de 5 toneladas. A elefante Mary, anunciada durante anos por seus proprietários como “a maior criatura viva sobre a terra”. Red Eldridge era a pessoa responsável pela alimentação da elefante entre os shows e em um destes intervalos ele rasgou a orelha de Mary com um gancho de boi, enfurecendo-a. Mary pegou Red com usa tromba e o arremessou contra o bebedouro, depois esmagando-o contra seu peso
Isso foi o necessário para causar um pânico geral nas pessoas da cidade, que clamavam pelo sangue de Mary gritando "matem o elefante!"  Um ferreiro local sacou uma arma e atirou contra Mary, mas a pele de um elefante é muito grossa para ser perfurada por balas normais. O xerife local "prendeu" ela ao lado da cadeia da cidade e exigiu que o dono do circo garantisse que ela não maltratasse ninguém. Várias cidades também se manifestaram dizendo que não aceitariam o circo caso Mary estivesse viva.
Os donos do circo decidiram então que a melhor saída seria matar o elefante de forma apoteótica, transformando o assassinato de um animal em um espetáculo para todos. Eles resolveram enforcar Mary com um guindaste industrial, mas a primeira tentativa não deu certo, pois a corrente não segurou o peso dela e se partiu, derrubando-a e quebrando seu quadril. Na segunda tentativa ela morreu e deixou todo mundo feliz.


A multidão assistia a tudo eufórica.

Me pergunto como as pessoas podem cobrar de um animal selvagem a mesma punição dada a um criminoso que conhece as leis e tem consciência da vida em sociedade. Se você pensa que o caso de Topsy e Mary tiveram esse fim somente porque foram no inicio do século, saiba que até hoje o sacrifício é o fim dado a muitos animais de circo "condenados" por crimes.
 

FONTES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário