Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

domingo, 7 de novembro de 2010

I Seminário Regional de Questões Ambientais

        Realizado no dia 05 de novembro na cidade de Sapé, o I Seminário Regional de questões Ambientais, organizado pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) em parceria com o CEDAMES (Centro de Conscientização e Defesa Ambiental e Social José Cândido) e a Secretaria de Agricultura de Sapé, contou ainda com o apoio das prefeituras de Mari e Mulungu. O evento contou com a participação do Professor Ms. Carlos Belarmino, presidente do Cômite de Bacia do litoral Norte e o Sr. Ronilson José, representante do Ibama na Paraíba.

Imagens do seminário

      A intenção do seminário, foi o despertar da população para os problemas relacionados ao abastecimento de água e as problemáticas que atingem o reservatório local, o açude São Salvador, com capacidade para aproximadamente 13 milhoes m3 e que abastece além da cidade de Sapé,outras sete: Mari, Mulungi, Caldas Brandão, Sobrado, Pilar, Gurinhém e São Miguel de Taipú. O seminário focou os problemas decorridos pela ausência da Educação Ambiental. A Dr. Márcia Araújo, representando a AESA, apresentou a palestra sobre a importância da Água no contexto do Meio Ambiente, segundo a palestrante, a preservação da vida em nosso planeta, depende diretamente da existência e da preservação da qualidade da água. Devemos portanto preservar a água por ser um recurso limitado e essencial a vida.

     O CEDAMES, foi representado nas apresentações por Wlysses Batista, graduando em Geografia pela UEPB e por Tiago Teodósio, especializando em Ciências ambientais pelo Cintep-PB. Os tema em questão apresentados foram respectivamente; Panorama da realidade local em relação às questões ambientais e O açude São Salvador: Impactos e conflitos. Ambos mostraram o grau de depredação que se encontra a barragem São Salvador. Um dos problemas drástico da barragem é a introdução de resíduos urbanos lançados em afluentes, animais as margens do reservatório, o desmatamento da mata ciliar, a agricultura que margeia o espelho d'água e a constante introdução de agrotóxicos lançados na cana de açúcar e que escorrem para o reservatório. Finalizando as palestras foi apresentado o tema Interferência da Sociedade Civil nas questões ambientais, pela Dr. Ana Lúcia, que também representava a AESA.

     Após as palestras, houve a formação de grupos de trabalhos, para o levantamento das prioridades à cerca da questão ambiental que envolve o reservatório São Salvador, entre diversas prioridades citarei algumas: O cerco à toda área de proteção permanente (APP) local; A instituição da Educação Ambiental aos ribeiros e a população local; A introdução no currículo educacional da disciplina Educação Ambiental nas escola de Ensino Fundamental I; entre outras ações. 

       Esse é um problema que todos nós temos que abraçar com determinação e fervor, trata-se de uma iniciativa da população local para a formação de um identidade consciente para a preservação do ecossistema local e do abastecimento de água das cidades já citadas. Devemos preservar todo o manancial desde as nascentes localizadas no município de Mari e o reservatório localizado em Sapé, está deve ser a preocupação de todos nós.


IMAGEM: a) Abertura do Seminário, formação da mesa, em ordem da esquerda para a direita: Prefeito de Mari, o Sr. Antônio Gomes, o Diretor Executivo da AESA, o Sr. Alex Maia, ao Centro o Prefeito de Sapé o Sr. João Clemente, em quarto o Sr. Ronilson josé presidente do Ibama e o Professor Ms. Carlos Belarmino, presidente do Comite de Bacia do litoral Norte. b) público assistindo a palestra. c) imagem da barragem de São Salvador e em. d) um dos problemas apontados na barragem a criação de gado.






    
 i

Nenhum comentário:

Postar um comentário