Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

domingo, 21 de novembro de 2010

Nossa água de todo dia... Parte II.


Atualmente a lagoa de estabilização da cidade de Sapé., com as ligações previstas no Bairro de Nova Brasília, a captação de esgotos passará a 3.978 domicílios, cerca de 35% das residências.
Segundo dados emitidos pela própria CAGEPA, o esgoto sanitário é caracterizado por apresentar 98% de água e 2% de material sólido. A matéria orgânica é constituída por nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismo patogênicos (vírus, bactérias, protozoários e helmintos). Para que ocorra um tratamento adequado de esgoto, é necessário que se respeite as etapas de degradação natural/depuração – envolvendo principalmente algas e bactérias, visando a degradação da matéria orgânica e destruição dos patogênicos. Atualmente alagoa de estabilização recebe esgoto inclusive do Hospital Sá de Andrades.
Normalmente é necessário que exista no local de tratamento, uma caixa de areia para o recolhimento dos resíduos sólidos grosseiros, tais como, garrafas, latas e papelão; e as seguintes lagoas: Lagoa anaeróbica, impede a penetração do oxigênio, diminuindo assim a carga orgânica; Lagoa Facultativa, responsável pelo tratamento secundário, possui intensa atividade fotossintética, reintroduzindo oxigênio na água; e por último as lagoas de Maturação, essas são responsáveis pelo pós-tratamento do esgoto, essas lagoas são aeróbias e têm a finalidade de remover organismos patogênicos ainda existentes e remover nutrientes. Este processo de atuação possibilita quase 100% na remoção de bactérias, vírus, cistos de protozoários e ovos de Helmintos.
Atualmente, só existe na área da lagoa de estabilização, de aproximadamente 2,6 Ha, uma lagoa do tipo Facultativa primária. E todo o afluente é lançado no riacho São Salvador, que possui uma barragem de abastecimento urbano a aproximadamente 4 Km da jusante da descarga. Recentemente em apresentação na câmara municipal de Sapé, a Dr. Vera, representante da CAGEPA, apresentou uma proposta para ampliação da ETE, com criação de uma Lagoa Anaeróbica, revitalização da Lagoa Facultativa e criação de três Lagoas de Maturação.
Representação atual da Lagoa de Estabilização de Sapé



          Ainda segundo o relatório apresentado, serão construídas 6 novas elevatórias destinando o esgoto coletado a estação de tratamento e mais 1 elevatória, denominada Estação elevatória Final, para a reversão do efluente tratado, em direção ao riacho Ribeiro, efluente do Rio Gurinhem.


Sistema proposto pela CAG



           Esperamos que essas medidas sejam tomadas com eficiência, não podemos compactuar com as atuais condições sanitárias que, encontramos no depósito de água local, é fundamental a concepção desse trabalho. É importante que a sociedade conheça a realidade, estaremos todos torcendo para que os dejetos oriundos da Lagoa de Estabilização, não sejam lançadas em um reservatório de água com fins de abastecimento urbano. Quantas pessoas consomem a água da CAGEPA em nossa cidade? Quantas compra água mineral? Espero que isso um dia acabe, e que possamos usufruir de um direito legal o uso da água da torneira para saciar a sede...

Um comentário:

  1. Realmente, todos tem que conhecer o problema, e tenho certeza que muita gente bebe essa água acreditando ser boa. As vezes eu abro a torneira e sobe aquele cheiro de cloro, imagina gente que só tem condição de beber essa água como fica? Mas in felizmente ninguém se preocupa com o outro.
    Espero um dia tudo isso mudar!
    Abração :D

    ResponderExcluir