Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia do Biólogo

   
    O dia 3 de setembro, é comemorado o dia do Biólogo. A comemoração se da em virtude da regulação da profssão em 03 de setembro de 1979, atráves da Lei nº 6.684.
    Ser biólogo é uma das profissões mais importantes, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia, sua fisiologia, sua relação com o meio ambiente. As áreas de atuação do Biólogo, vão desde o ensino (fundamental, médio e superior), a pesquisa, entre outras atuações.

      Neste momento, a importância desta ciência cresce continuamente e seu impacto direto sobre a opinião e sobre sua vivência também, todavia, sua compreensão por parte desta mesma sociedade permanece precária. Historicamente, fora do meio acadêmico, a biologia é uma ciência para o estudo dos seres vivos, suas peculiaridades, estrutura, funcionamento e principalmente, ecologia. Esta visão restrita não contribui com a formação [habilitação] e informação [formação de opinião] acerca das matérias tratadas nas ciências biológicas criando um quadro de insuficiência educacional.
       O símbolo do Biólogo, é umm óvulo sendo fecundado, o que determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também folhas, sugerindo a importância do verde.
      O juramneto do Biólogo é o seguinte:
"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os p´rincípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário