Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Educação para Sustentabilidade

Vem aí a Rio +20, conferência da ONU que será realizada em juho próximo. Diversos setores da sociedade civil brasileira já se posicionaram e destacam a educação como eixo prioritário para o desenvolvimento sustentável.


     Para as instituições signatárias do acordo, a educação é o eixo prioritário e estruturante do desenvolvimento, vetor para a construção culturl de novos padrões de convivência na sociedade e de interação com o meio ambiente. O acordo recupera o conceito de desenvolvimento sustentável da Rio 92 no que se refere ao atendimento das necessidades das gerações presente e futura, levando em consideração os direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais para promover a equidade e autonomia dos cidadãos. O documento foi entregue à Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para a Conferência Rio +20.
    

     A Rio +20 ocorrerá num tempo de grandes desafios. O derretimento das camadas de gelo dos polos, o aumento dos fenômenos climáticos, a diminuição da biodiversidade, a escassez de terras agriculturáveis e de água potável, entre outros problemas, dão uma dimensão da situação ambiental. Atingida a marca de 7 bilhões de habitantes do planeta, 1,6 bilhão de pessoas vivem em condições precárias, enfrentando riscos causados pela fome, doenças, violência e guerras. Somam-se a isso as agressões ao meio ambiente e a manutenção de padrões de comportamento humano que não levam em consideração a preservação do planeta e a qualidade de vida na Terra para as gerações do presente e do futuro.


Retirado de Revista Presença Pedagógica, v. 8 n.104 mar/abr 2012 p. 50-54

Nenhum comentário:

Postar um comentário