Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

São João também polui.

     As fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Durante a idade média, ela foi introduzida nas festividades em homenagem a São João Batista, reza a lenda, católica, cristianizando a fogueira pagã, que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar a Maria sobre o nascimento de João Batista e assim ter o auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

     Hoje essa tradição milenar está com os dias contados. Atualmente os debates sobre preservação e conservação das florestas e diminuição dos gases de efeito estufa, as fogueiras juninas vêm sendo reduzidas drasticamente, uma vez que, são apontadas como elementos causadores de um enorme impacto ambiental.

     Além do eventual desmatamento anual provocado pelas festividades juninas, também existe a poluição gerada. A queima da lenha gera muita fumaça e emissão de CO2 que, além de ameaçar a saúde pública, contribui para o aquecimento global.

     Ou seja, são irritantes e também são responsáveis pelo desmatamento de nossas florestas e poluição atmosférica. Quando você estiver lendo este post, estara pensando: "Sim! Mas só uma fogueira, não tem problema." Beleza, e milhares de fogueiras? Acredito que em um futuro breve não exista mas essa tradição e que possamos brincar as festividades juninas sem causar impactos no meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário